Monte do Galo, uma história de fé...


De outubro a abril, o Monte do Galo recebe peregrinos vindos de várias partes do Nordeste, em especial do maior estado emissor de romeiros, a Paraíba. O Monte do Galo, oficialmente é o maior destino religioso enquanto romaria, pelo menos 83 anos de devoção a Nossa Senhora das Vitórias, conhecida como Santa Vitória pelo povo Paraibano. Algumas benfeitorias tem sido feitas, em especial os banheiros para romeiros que foi um parceria entre Igreja Católica e Prefeitura Municipal. Quem sabe se o próximo passo não seja a construção de um grande galpão (estilo rincão) para receber o romeiro? Temos 16 Cerâmicas no município e por que não a Igreja arregalar os olhos e pensar numa campanha em prol deste galpão? 

Uma das coisas mais bonitas no turismo chama-se sustentabilidade, e dezenas de famílias vivem de vendas de artigos religiosos, o que gera renda, nos grandes eventos o fluxo aumenta, bares, restaurantes, camelôs, enfim aquece o comércio local. 

Há muitos que pensavam que após a construção da Estátua de Santa Rita de Cássia o turismo religioso iria se acabar, que foi uma ilusão completa, o monte precisa ser bem zelado, os comerciantes devem trazer o lixo consumido e não jogar em encostas, que por sinal é crime, de acordo com o código de postura do município. 

Cabe a todos nós pensarmos numa fórmula de organização, pois não foi necessário gastar milhões para construção de imagens, Deus reservou um monólito de 155 metros, numa formação de pegmatitos rochosos que nós chamamos de Monte, ou geologicamente falando trata-se de um morro testemunho. E de fato o é...testemunho da fé do povo Nordestino que chegam todos os anos, aos milhares para pagarem promessas a Nossa Senhora das Vitórias....Que Deus possa inspirar o Pe. Valdir e nosso Bispo Dom Delson para a construção de um rincão, não custa nada fazer uma campanha junto aos romeiros, Aparecida do Norte cresceu desta forma e cresce assustadoramente, precisamos aproveitar mais os nossos atrativos religiosos. 
Tags:

0 comments

Seja bem vindo, mas se identifique, comentários anônimos com o intuito de denegrir a imagem do outro, palavras de baixo calão não serão admitidos.